CONVERSE ESCOLAS

“A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.”

– Clarisse Lispector

Uma Educação Transformadora passa pela preparação e formação dos profissionais que estão na linha de frente nas Escolas e Universidades, é necessário fortalecer estes profissionais, tanto do ponto de vista técnico e tecnológico, como do ponto de vista humano e emocional.

Nosso foco é a formação de professores e professoras no que se refere à habilidades sociais, comportamentais e emocionais, por meio de propostas que olham para o desenvolvimento humano.

Formação de Facilitadores e Facilitadoras

 “A Facilitação exige não apenas conhecimentos sobre técnicas e dinâmicas para trabalhar com grupos, mas um conhecimento profundo sobre o ser humano.”

Solange Fonseca

Atualmente, são muitos os desafios dos Educadores e Educadoras dentro do ambiente escolar. A velocidade das informações, as inovações, as relações com alunos e alunas, e com as famílias. Desafios que vão além da capacidade e do conhecimento técnico.

Como engajar os alunos e alunas? Como estabelecer relações de respeito e confiança? Como encantar? Como fortalecer a comunicação? Como dar sentido ao que se aprende e ao que se ensina?

Nesta lógica, a Formação de Facilitadores e Facilitadoras busca trazer para estes profissionais novas ferramentas, novas formas, novos métodos de condução, mediação e moderação de grupos. Com um pensamento mais sistêmico, foco no diálogo, nos processos participativos e colaborativos.

Esta Formação é oferecida por módulos e pode ser adequada a realidade de cada Escola, presencial ou online!

Workshop de Comunicação Não-Violenta

 “…Se mudarmos a nós mesmos, poderemos mudar o mundo. Essa mudança começará por nossa linguagem e nossos métodos de comunicação.”

Arun Gandhi

A Comunicação Não-Violenta (CNV) vai muito além de uma técnica para nos comunicarmos melhor, ela é uma forma de “olhar” para o mundo, de estar no mundo e de conduzir nossas relações.

Acreditamos que com os aprendizados da CNV, exercitando suas premissas diariamente, podemos mudar nossas relações, saindo do espaço das relações punitivas, corrosivas para o espaço das relações afetuosas, amorosas.

A linguagem tem muito poder, por isso nossa comunicação é tão determinante para a qualidade das nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais, e para tudo que desejamos alcançar em nossas vidas.

Precisamos preparar melhor nossos Educadores e Educadoras para que estes possam se comunicar com mais qualidade, atenção e cuidado e assim, também, transmitirem e multiplicarem esta forma Não-Violenta de se comunicar em todo o ambiente escolar.

Este workshop pode ser realizado de forma presencial ou online.

Oficina “O Poder da Linguagem”

“No conversar construímos nossa realidade com o outro.”

Humberto Maturana

Nesta Oficina, direcionada a Educadores e Educadoras, trabalhamos a tridimensionalidade do ser: Corpo, Linguagem e Emoções e buscamos fortalecer o reconhecimento do Poder transformador da Linguagem em nosso viver cotidiano.

Compreender como aquilo que falamos e escutamos impacta nossas emoções, nosso corpo e nossas relações e que, assim como somos impactados, seja de forma positiva ou negativa, também impactamos aos outros.

Perceber a força das nossas palavras, praticar a escuta ativa, reconhecer nossas emoções, tudo isto faz com que sejamos observadores mais atentos e cuidadosos das nossas relações.

Educadores e educadoras exercem um papel fundamental e sensível na relação com alunos e alunas, por isso, trabalhar habilidades emocionais e conversacionais é algo essencial para que a escola seja um solo acolhedor onde todos possam crescer e se desenvolver juntos.

Esta Oficina pode ser realizada de forma presencial ou online.

Vamos Conversar?