CONVERSE EMPRESAS

“Tudo o que nós, seres humanos, fazemos, fazemos em conversação...”

– Humberto Maturana

Nosso trabalho está focado em fortalecer as relações humanas, cuidar da comunicação interpessoal e melhorar o clima, o estado de ânimo (como gostamos de chamar) das empresas e organizações.

Acreditamos que, as empresas precisam desenvolver um olhar mais cuidadoso para as pessoas para, assim, alcançarem melhores resultados.

Para isto, desenvolvemos algumas propostas que, juntas ou separadas, podem contribuir significativamente para as mudanças organizacionais tão necessárias atualmente, transformando sua empresa num espaço de maior colaboração, comprometimento e engajamento entre as pessoas.

Diagnóstico de Percepção

 “Perceber o outro de forma integral, observando sua linguagem, seu corpo e suas emoções, sem julgar, buscando compreender o todo, é algo que requer escuta profunda, ética, respeito e amor.”

Filipe Mescolotto

Muitas vezes não sabemos as causas dos problemas que temos enfrentado. Sabemos quais são os problemas, mas não sabemos o que pode estar gerando estes problemas e isto dificulta muito a busca por soluções.

O Diagnóstico de Percepção é um método que criamos para entendermos, de forma mais profunda, as causas dos problemas que ocorrem dentro de uma empresa, uma organização ou uma equipe de trabalho.

Utilizando técnicas de Pesquisa Qualitativa, ferramentas da Ontologia da Linguagem e praticando a Escuta Ativa, realizamos conversas individuais onde levantamos questões manifestas e questões latentes que, de alguma maneira, estão impactando o dia a dia das pessoas e, consequentemente, da empresa ou organização.

A partir deste Diagnóstico, é possível definir, com a participação de todos os envolvidos, formas de resolver os problemas apresentados, com uma percepção mais profunda destas questões e, sem dúvida, com soluções mais efetivas.

Facilitação de Grupos

 “A facilitação de grupos é muito mais do que uma técnica para ajudar pessoas a obterem melhores resultados, é uma forma de elevar a relação das pessoas para um nível onde possa emergir coisas extraordinárias!”

Solange Fonseca

A Facilitação de Grupos pode ser utilizada em diversos contextos, seja para elaborar um projeto, debater um tema importante, realizar um plano de ações, desenvolver uma ideia ou resolver conflitos, conversando sempre encontramos um caminho.

Desenhamos e facilitamos conversas significativas utilizando diversas técnicas e metodologias de Moderação de Grupos, como Zopp, Art of Hosting, Técnicas de Visualização, World café e outras, para atender as necessidades de sua empresa ou organização.

O processo de facilitação de grupos vem sendo cada dia mais utilizado dentro das empresas e organizações, como forma de engajar as pessoas e buscar melhores resultados.

A Facilitação possibilita a interatividade, a colaboração, a participação de todos, criando maior engajamento do grupo, bem como, comprometimento com as decisões tomadas.

Workshop Comunicação Interpessoal – A Base do Relacionamento Humano

“A linguagem não só descreve a realidade, por meio da linguagem podemos gerar novas realidades.”

Rafael Echeverría

Este Workshop é para todas as empresas e organizações que desejam melhorar a Comunicação entre as pessoas.

Muitas vezes tratamos a Comunicação como se ela ocorresse à parte das pessoas, como se nós não fossemos responsáveis por ela. Entretanto, nós é que determinamos como a Comunicação ocorre, porém muitas vezes nos faltam conhecimentos, práticas e vivências sobre como fazer diferente e melhor. É isto que nos propomos neste Workshop.

Baseado na Ontologia da Linguagem, na Comunicação Não-Violenta e na Biologia Cultural, vamos trabalhar com conteúdos e práticas que permitam aos participantes reconhecerem o poder transformador da Linguagem, entenderem a Teoria do Observador, perceberem como nossos Juízos impactam a nossa Comunicação, aprenderem a praticar a Escuta Ativa e olharem para a presença das Emoções em nosso viver, de forma dinâmica e reflexiva para todas as pessoas.

O Workshop tem duração de oito horas, mas também oferecemos no formato “pocket” com duração mínima de 03 horas.

Programa DEVIR

“Tudo flui e nada permanece, tudo dá forma e nada permanece fixo. Você não pode pisar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras, vão fluir.”

Heráclito

Este é um Programa de Desenvolvimento Profissional voltado para pessoas que exercem funções de liderança dentro de empresas e organizações.

Devir (do latim DEVENIRE) trata de um conceito filosófico que diz que nada neste mundo é permanente, exceto a mudança e a transformação. Nós, seres humanos, estamos em um constante devir, tanto do ponto de vista físico, racional, como também do ponto de vista emocional.

O Programa DEVIR é um convite a nos reconhecermos nesta transformação de mundo, de trabalho, de relações, de forma de fazer as coisas, adquirindo novas habilidades, aprendendo novos conceitos, que irão contribuir significativamente para o devir profissional de todos os participantes.

O Programa DEVIR foi desenvolvido pelo Instituto Converse com base nas disciplinas de conhecimento abaixo:

  • Ontologia da Linguagem
  • Biologia do Conhecimento
  • Biologia Cultural
  • Biologia do Amor
  • Comunicação Não-Violenta

E nos livros “A Empresa Emergente” de Rafael Echeverría, “A Árvore do Conhecimento” de Humberto Maturana e “Grupos – Teoria e Prática” de Gregório Barenblit e outros autores.

São 06 encontros com duração de quatro horas cada encontro, totalizando 36 horas de Programa.

Vamos Conversar?